Comitiva com 250 empresários, autoridades e lideranças da indústria brasileira participou da Missão Prospectiva à Expo Osaka, no Japão, entre os dias 21 a 25 de junho, com o foco de ampliar a presença do Brasil no mercado asiático, atrair investimentos e promover a sustentabilidade e a inovação nacionais.
A missão foi coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A delegação levou empresas de diversos setores, como alimentos e bebidas, moda e têxtil, construção civil, metalurgia, química, biotecnologia, veículos, plásticos e borracha, elétrica e eletrônica; e de diferentes estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Cerca de 80 empresas foram mobilizadas por meio do convênio entre a CNI e a ApexBrasil, com apoio da Rede CIN.
Maiores eventos da área de tecnologia
A Expo Osaka 2025 segue até outubro e tem como tema central o lema “Projetando a sociedade futura para nossas vidas”. O evento é um dos maiores do mundo nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e inovação e deve receber mais de 28 milhões de visitantes até o fim desta temporada, vindos de 158 países.
Dentro da programação teve o Dia do Brasil, celebrado em 21 de junho no pavilhão brasileiro — estrategicamente posicionado no eixo temático “Empoderando vidas”, com foco em diversidade, sustentabilidade e interconexão global. A data celebrou os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, com atividades especiais para reforçar os laços comerciais e institucionais.
Inovação e estratégia em foco no IEL Experience
No dia 23, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou, na Universidade de Osaka, uma edição especial do IEL Experience, com foco em liderança e estratégia. A programação incluiu uma masterclass sobre economia japonesa e Indústria 5.0, além de visita técnica ao Kansai Photon Science Institute, referência mundial em ciência fotônica.
Visitas técnicas a indústrias japonesas
No dia 24, a missão se dividiu em cinco grupos para visitas técnicas setoriais em empresas de referência no Japão:
- Moda e Têxtil: Yoshida Someko Corp e Shima Seiki;
- Bebidas: Suntory (Kyoto e Yamazaki);
- Energia e Siderurgia: Business Studio, Shinsenri, Makestory e Nippon Steel;
- Biotecnologia e Eletrônicos: Toyobo e Panasonic;
- Construção Civil: Keihanna Plaza e Daiwa House.
O último dia da missão (25/06) foi dedicado à participação livre na Expo Osaka, para aprofundamento de contatos e oportunidades.
Promoção internacional coordenada pelo setor produtivo
A missão faz parte do convênio entre CNI e ApexBrasil, que visa fortalecer a internacionalização das empresas brasileiras e a promoção comercial de setores estratégicos. Por meio da Rede CIN, presente nas 26 federações estaduais da indústria, o projeto oferece serviços especializados para diferentes níveis de maturidade exportadora, com soluções customizadas para inserção no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.